Adoção das tecnologias emergentes nas empresas

O Valor dos Dados: Quanto Valem as Tecnologias Emergentes?

Ir para outra seção

Visão Geral

A Quarta Revolução Industrial já é realidade. Tecnologias emergentes como blockchain, robótica e inteligência artificial estão criando inúmeras novas oportunidades para as organizações. Essa nova economia é impulsionada por dados, que englobam desde os inúmeros registros de transações e detalhes de clientes até as informações sobre o desempenho da fábrica que as empresas coletam por meio de dispositivos conectados à Internet – inicia agora a corrida para usar as tecnologias emergentes para aproveitar dados e identificar novas oportunidades de negócios.

Considere que, no ano passado, mais de US$ 15,2 bilhões dos investimentos em tecnologia foram direcionados apenas à inteligência artificial (IA). E as empresas de todos os setores e regiões estão correndo para integrar as soluções de tecnologia em suas operações.

As empresas líderes não estão olhando para as tecnologias emergentes em um silo. Ao invés de encontrar um único uso para a tecnologia, elas enxergam a Quarta Revolução Industrial como uma peça importante da estratégia de negócios. Para as empresas que acertarem nessa estratégia, a recompensa pode ser significativa.

Anthony Tennyson, Líder do Grupo de Práticas de Instituições Financeiras da Aon, trabalha com organizações em blockchain e explica: “quando se trata de tecnologias revolucionárias como a blockchain, a maior recompensa ocorre quando toda a rede empresarial é transformada. Isso requer mais adesão, mudança de cultura, concordância com padrões e consenso fora dos muros de uma organização”.

Apesar disso, os executivos podem se esforçar para entender o que devem fazer agora para se posicionarem na próxima onda de inovação impulsionada pela tecnologia. Uma olhada em como algumas empresas estão implantando essas novas tecnologias pode ajudar a iluminar o caminho a ser seguido.

Tecnologias emergentes e a transformação da rede empresarial


Análise

Vários fatores fomentaram o desenvolvimento das tecnologias emergentes – incluindo o aumento do poder de computação e da adoção pelo consumidor. Por mais que todas as empresas tenham acesso a novas tecnologias agora, contar com uma vantagem competitiva requer uma visão de 360° de como essas soluções podem auxiliar – e talvez até mesmo redirecionar – a estratégia de negócios.

ADOTANDO AS TECNOLOGIAS EMERGENTES E CRIANDO UMA EMPRESA MOVIDA A DADOS

Empresas de todos os setores estão gerando um enorme volume de dados: sensores em máquinas fornecem detalhes inéditos sobre o desempenho. As etiquetas RFID e os softwares de rastreamento, por exemplo, permitem que as empresas monitorem seus produtos em todas as etapas da cadeia de suprimentos. E cada compra e interação com o cliente permite que as empresas criem estratégias cada vez mais impactantes para aumentar o engajamento do consumidor.

Traduzir esses dados em importantes insights para os negócios requer a análise de grandes volumes de dados. Neste cenário, tecnologias como a inteligência artificial têm um papel extremamente relevante e facilitador.

Jeffrey Ma, Ex-Vice-Presidente de Dados e Análises do Twitter, explica: “há simplesmente mais dados disponíveis do que os humanos podem processar”.

Antes de simplesmente implantar IA e robótica dentro de uma organização, Ma sugere que os dados – e a tecnologia necessária para aproveitá-los – sejam partes integrantes da cultura da empresa desde o primeiro dia. Tornar os dados a força vital de sua organização requer uma mudança de estratégia e mentalidade. Para descobrir novas oportunidades, os próprios dados devem ser implementados. Ma recomenda que as empresas priorizem três áreas:

Liderança Envolvente

Insights só são valiosos se a empresa integrar os dados em seus processos de tomada de decisão, um exercício que depende do engajamento de toda a organização. O estabelecimento de uma cultura baseada em dados começa com os executivos de nível superior demonstrando o compromisso em adotar os dados e seus usos. De acordo com Ma, “a melhor coisa que a gerência sênior pode fazer é transformar um executivo em líder e realmente capacitá-lo para liderar”.

Priorização da Solução de Problemas Acima da Tecnologia 

Se as empresas comprarem uma nova ferramenta de software antes de determinar como ela pode servir melhor à empresa, esse investimento provavelmente ficará aquém do retorno desejado. Em vez disso, os executivos precisam entender primeiro o problema e depois determinar as maneiras específicas pelas quais a tecnologia pode ajudar. Ma afirma: “a tecnologia não é mágica. Os líderes empresariais precisam entender o problema que está sendo resolvido e como a tecnologia pode ajudar a acelerar o processo.”

Investimento em Talentos

Então, se compreender o problema vem em primeiro lugar, Ma afirma que o segundo passo é olhar para os talentos. Quando você tem um problema claro, você quer resolver ou aproveitar, olhando para sua equipe e colocando as pessoas nas funções certas. Entender quem você precisa, mas não tem, no entanto, pode ser ainda mais importante, acrescenta. Por exemplo, a análise de dados requer habilidades diferentes daquelas que os administradores do negócio devem ter. Ter um cientista de dados trabalhando com um líder de negócios, especialmente em setores mais tradicionais, como construção, fabricação e seguro, pode ajudar a acelerar a visão de dados dessa organização.

Capacitação de líderes para o gerenciamento de dados

BLOCKCHAIN E ALÉM: IDENTIFICANDO AS APLICAÇÕES PARA TECNOLOGIAS EMERGENTES

As tecnologias emergentes da Quarta Revolução Industrial invadiram o pensamento dos executivos, bem como as manchetes dos jornais. Por exemplo, o hype em torno da blockchain atingiu uma época de febre no final de 2017. Os investidores estavam em busca de estrelas em ascensão, e algumas empresas buscavam somente lucrar com a moda.

Embora o furor tenha diminuído um pouco, compreender como essas tecnologias emergentes funcionam, assim como suas possíveis aplicações, pode fornecer uma dose muito necessária de realidade.

De acordo com Stephen Mildenhall, Ex-CEO Global de Análise da Aon, entender o propósito de uma tecnologia e seus possíveis usos é fundamental para que ela seja útil para a organização. Por exemplo a blockchain, que Mildenhall resume a sua forma mais simples como um banco de dados que pode ser acessado por vários usuários. Na verdade, o que faz da blockchain uma tecnologia potencialmente revolucionária é a capacidade de abordar três questões principais: integridade, validade e segurança dos dados.

À medida que mais dados são produzidos e as preocupações com segurança e privacidade dos dados continuam nas manchetes, Mildenhall considera a blockchain como uma solução possível: “essa tecnologia oferece inovações para tratar questões de integridade, validade e segurança”.

Olhando para o setor de seguros em especial, Tennyson observa que, do consumidor ao transportador, cada membro da rede pode atualizar os dados em tempo real. Antes que essa adoção generalizada seja possível, ele observa a importância das provas de conceito dentro de uma organização. “Ao apostar em algo com a oportunidade de mudar toda uma rede de negócios, como seguros, pequenas vitórias dentro de uma organização são importantes para garantir os recursos que permitem que a tecnologia se mova para fora dos muros da empresa.”

PRIORIZAÇÃO DA TECNOLOGIA EM UMA EMPRESA

Ao trazer novas tecnologias para uma organização, Tennyson aponta que a adaptação não é apenas uma responsabilidade do setor de TI. Organizações líderes priorizam a mudança cultural e garantem que os responsáveis incluam todos os setores. “Para os executivos, a parte mais difícil é encontrar o desafio do negócio ou a parte da cadeia de valor que eles querem transformar e depois organizar com todos os participantes para desenvolver uma solução que atenda às suas necessidades.” Na experiência de Tennyson, três etapas podem ajudar as empresas a começarem o processo de integração da tecnologia emergente em suas operações:

  • Solução de Problemas

Procure por problemas específicos que a tecnologia emergente possa resolver.

  • Prontidão Organizacional

Envolva os principais interessados de qualquer cadeia de valor que pretenda ser transformada. Para tecnologias como a blockchain, a prontidão de toda a rede empresarial é essencial.

  • Atuação com Base em Dados

Permita que equipes e líderes tomem decisões baseadas nos dados que estão sendo produzidos e analisados. Além de transformar um negócio, os dados também podem melhorar o perfil de risco de uma empresa. Tennyson explica: “com maior certeza em torno dos dados e análise adequada, as organizações podem tomar decisões melhores e mais informadas”.

CONCLUSÃO

Como a maioria das empresas ainda está no estágio inicial de adoção de tecnologias emergentes, os líderes empresariais provavelmente só descobrirão os aplicativos mais transformadores após vários anos de testes e experimentos. Isso não significa que as organizações possam “esperar para ver”. Ao invés disso, todos os executivos – não apenas o CTO ou o CIO – fazem bem em discutir sobre seus problemas atuais e pontos problemáticos, o acesso da organização aos dados e quais tecnologias emergentes têm maior potencial para melhorar seu desempenho. Tais ações podem começar a trazer mais clareza para um ambiente de negócios complexo e de transformações rápidas.

*Este artigo foi adaptado do inglês