Inteligência artificial no mercado de seguros

Inteligência Artificial: O Futuro do Mercado de Seguros

Ir para outra seção

Visão Geral

Com a constante evolução tecnológica, as empresas estão utilizando análises avançadas para agilizar o fluxo de trabalho, entender e atender melhor os clientes, e, principalmente, auxiliar nas tomadas de decisão, de acordo com o relatório de “Oportunidades do Mercado de Seguros Global – GIMO”, realizado pela Aon.

Neste cenário, a utilização da inteligência artificial (IA) torna-se uma das grandes apostas para o setor de seguros nos próximos anos, já que possibilita que as máquinas e sistemas performem como seres humanos, se adaptando conforme dados e experiências.

“Já estamos aplicando novas ferramentas tecnológicas para aumentar nossa eficiência em consultoria e corretagem e expandir a participação nos mercados de risco emergentes. Por outro lado, a verdadeira transformação só vai acontecer quando reinventarmos completamente o modelo de gerenciamento de riscos”, explica Yves Lima, Diretor da Aon Soluções em Resseguros.

Investimento do mercado de seguros em inteligência artificialClientes cada vez mais habituados ao mundo digital esperam que os serviços e produtos oferecidos pela indústria sigam nessa mesma linha de inovação. Para atender a essa expectativa, o setor de seguros tornou-se o que mais investe em inteligência artificial, contabilizando cerca de US$ 124 milhões em 2015, montante 43% maior que média entre os outros doze setores pesquisados pela TCS Global Trend Study.

O mercado deverá continuar com investimentos significativos pelos próximos anos, mesmo que com números menores. As empresas entrevistadas pela pesquisa projetaram investimentos em inteligência artificial de US$ 98 milhões por empresa no ano de 2020.

Mas, qual será o real impacto dessa tecnologia no mercado de seguros?


Análise

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre o impacto da tecnologia no mercado de seguros. Inteligência artificial, carros e casas conectadas, cidades inteligentes, drones e a Internet das Coisas (IoT) já são parte integrante do mundo de negócios, mas a tendência é que a cada dia elas estejam mais presentes no dia a dia das empresas do setor.

De acordo com a pesquisa feita pela TCS Global Trend Study, os principais motivos para a adoção da inteligência artificial por seguradoras e corretoras de seguros são:

  • Dados mais confiáveis e eficientes;
  • Mais segurança, evitando ataques cibernéticos;
  • Aprendizado contínuo, acarretando em melhores e mais eficientes decisões para os negócios;

IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS NEGÓCIOS

Segundo o relatório de “Oportunidades do Mercado de Seguros Global – GIMO”, o ritmo das mudanças no setor de seguros está crescendo – desde a forma como os clientes adquirem coberturas, incluindo quais informações estão disponíveis para avaliar riscos, até as maneiras em que os investidores atuam.

A inteligência artificial é considerada uma vantagem competitiva para as empresas do setor, facilitando a personalização dos serviços, de acordo com as preferências e demandas dos clientes, e trazendo mais efetividade e agilidade para os processos.

Confira alguns motivos para começar a investir em inteligência artificial:

  • Automatização da aprendizagem repetitiva

A inteligência artificial realiza tarefas diárias, volumosas e computadorizadas, de modo confiável e rápido, diminuindo o trabalho operacional dos funcionários.

  • Inteligência de produtos

Com o investimento em inteligência artificial, os produtos e serviços da empresa serão aprimorados, utilizando automação, chatbots ou sistemas inteligentes que combinam grandes quantidades de dados para gerar análises.

  • Análise detalhada de dados

Por meio de sistemas big datas, a inteligência artificial analisa detalhadamente grandes quantidades de dados, gerando relatórios eficientes para que você desenvolva o melhor serviço ou produto, de acordo com as necessidades do mercado.

  • Precisão inigualável

Os dados fornecidos pelos sistemas de inteligência artificial são precisos e seguros, evitando falhas por erros humanos ou roubo de dados.

  • Maximização de dados

Quando os algoritmos aprendem sozinhos, os dados gerados podem se tornar parte da propriedade intelectual de uma empresa. A estratégia é simples: em uma indústria tão competitiva como a de seguros, possuir dados torna-se uma vantagem muito importante em relação aos concorrentes.

  • Relacionamento com os clientes

A IA também pode ajudar a aprimorar o relacionamento entre a seguradora e seus clientes. Por exemplo, acesso rápido e análises de registros médicos por meio da inteligência artificial fazem com que o processamento das solicitações ao seguro saúde seja efetuado com maior rapidez e menor custo.

APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO MERCADO DE SEGUROS

Embora seja apontada como uma aposta para os próximos anos, a inteligência artificial já faz parte do dia a dia de algumas empresas do setor de seguros. De acordo com a TCS Global Trend Study, 85% das empresas do setor afirmam que utilizam a inteligência artificial de alguma maneira e 100% das entrevistadas revelam que pretendem usar a tecnologia mais ativamente até 2020.

Entre os principais usos atuais estão:

  • Atendimento ao cliente

Uso de chatbots para se comunicar com os clientes, respondendo prontamente as dúvidas e reclamações, conforme programação inicial;

  • Cotação e emissão de apólices

Sistemas online para emissão e gerenciamento de apólices, agilizando o processo e facilitando o dia a dia das empresas seguradas.

  • Gerenciamento de dados

Sistemas big datas que possibilitam o gerenciamento integrado dos dados em um único ambiente, possibilitando a criação de cenários futuro e gerando mais praticidade, transparência e agilidade para as empresas.

Como visto, o setor de seguros vem gradativamente sentindo essa mudança – o avanço tecnológico é um caminho sem volta para o mundo dos negócios. O grande desafio atual torna-se antecipar o futuro, estando atento às tendências do mercado para conseguir aplica-las da melhor forma aos negócios.

FONTES

Revista Apólice

Centro de Qualificação do Corretor de Seguros – CQCS

Oportunidades do Mercado de Seguros Global – GIMO

Sincor SP