Riscos e oportunidades da transformação digital

Transformação Digital: Quando Riscos e Oportunidades Colidem

Ir para outra seção

Visão Geral

Enquanto as preocupações crescem em torno da possível influência das tensões de mercado no crescimento global em 2019, a atividade empresarial se recupera do forte choque após uma década de crise financeira. Os principais indicadores mostram que o número de novas empresas alcançou, em 2014, o nível mais baixo em 20 anos, antes de atingir os níveis de pré-crise em 2017. E com as empresas de tecnologia liderando o S&P 500, um grande impulsionador dessa recuperação é o ritmo acelerado da evolução tecnológica em um mundo altamente conectado.

“As indústrias estão passando por uma tremenda mudança”, diz Lori Goltermann, CEO de Soluções em Riscos Comerciais e Saúde da Aon nos Estados Unidos. “As preferências do consumidor, somadas à tecnologia, estão alterando os modelos tradicionais de negócios. À medida que a transformação digital continua, as indústrias continuam a ser afetadas e novos modelos surgem constantemente”.

A transformação digital não apenas criará mudanças significativas na forma como as empresas fazem negócios – desde o planejamento de equipe até as cadeias de suprimentos – mas essas oportunidades também virão com alguns riscos. Então, como os executivos podem adotar – e se preparar para – as importantes mudanças no ambiente de negócios do futuro?


Análise

Os smartphones e o crescente número de dispositivos conectados mudaram a forma como os consumidores compram bens e serviços. Há uma década, a ideia de poder ganhar dinheiro quando quiser ao compartilhar sua casa – ou até mesmo uma carona de carro – parecia exagero. Hoje, empresas como Uber, Lyft e Airbnb têm um valor combinado de cerca de US$ 100 bilhões e esperam ter IPOs (Ofertas Iniciais Públicas) neste ano. Na medida em que o mundo se torna ainda mais conectado, os líderes buscam adotar – e se preparar para – vários fundamentos da transformação digital:

Consumidores Forçarão a Mudança

Com o toque em uma tela ou o clique de um mouse, os consumidores interagem – e realizam transações – com as empresas mais frequentemente. “Vimos indústrias inteiras emergirem porque prometeram algo para o consumidor final: uma melhor experiência de usuário”, diz Randy Nornes, Vice-Presidente Executivo de Soluções em Riscos Comerciais da Aon. Seja através do investimento em P&D ou promovendo uma quebra de paradigmas dentro de sua própria organização, os líderes procurarão quebrar o status quo para criar – ou manter – sua vantagem competitiva.

Transformação digital e a experiência dos usuários

Evolução do Perfil dos Talentos

À medida que a transformação digital altera as competências exigidas, as empresas buscam cada vez mais por colaboradores com as habilidades do amanhã. “Conforme as organizações se preparam para a contínua digitalização, a transformação da força de trabalho será o centro das estratégias de negócios”, diz Michael Burke, CEO da Área de Talentos, Recompensas e Performance da Aon. Os líderes devem criar estratégias de talentos que melhor se alinhem às necessidades de mudança de seus negócios.

Colisão entre os Mundo Físico e Digital

Conforme os dispositivos continuam se conectando e coletando dados, a Internet Industrial das Coisas (IIoT) mudará a maneira como eles operam. Cada vez mais, analisa Goltermann, as empresas priorizarão a proteção de ativos intangíveis, como dados e marca, além de assegurar que a propriedade física e equipamentos estejam devidamente protegidos contra ameaças cibernéticas emergentes.

Como as Tecnologias e o Big Data Impulsionam Melhorias

Seja por meio de sistemas corporativos ou dispositivos pessoais, os dados continuarão a ser coletados e, quando usados ​​corretamente, poderão ajudar as empresas a otimizar seus processos e desempenho. As empresas que conseguirem conectar sistemas e dados em suas organizações estarão em uma melhor posição para extrair insights e capitalizar o valor trazido pelos dados.

“À medida que a transformação digital avança, e começamos a perceber o futuro da indústria em setores tradicionais, como manufatura e construção, mais dados geram insights analíticos que podem levar as empresas à tomada de decisões em tempo real”, afirma Goltermann. “Seja para mitigar ou gerenciar um risco – ou até mesmo capitalizar uma oportunidade – esses insights podem levar a grandes vantagens competitivas.”

Como a transformação digital gera novos insights

CADEIA DE SUPRIMENTOS: UM MUNDO CONECTADO CRIA OPORTUNIDADES E AUMENTA A DEPENDÊNCIA

Conforme a tecnologia muda os negócios, uma das áreas mais impactadas é a de Supply Chain (Cadeia de Suprimentos). Seja otimizando as operações de manufatura ou satisfazendo as expectativas dos consumidores quanto à rápida entrega dos produtos, o mundo conectado criou ainda mais maneiras de como as mercadorias vão do ponto A para o ponto B. Algumas das formas em que as novas tecnologias estão reformulando as cadeias de suprimento incluem:

  • Velocidade: os dados e as comunicações permitirão que as empresas melhorem a velocidade de entrega do produto ou obtenham os suprimentos necessários em um momento mais oportuno.
  • Eficiência: ferramentas como a tecnologia blockchain permitirão que as empresas acompanhem em tempo real os itens ao longo da cadeia de suprimentos, aumentando a eficiência, melhorando o desempenho do processo e proporcionando mais segurança em áreas como as cadeias de abastecimento alimentar.
  • Melhorias: a análise de dados permitirá que as empresas respondam com mais eficiência às diferenças regionais de demandas dos consumidores. A Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas fornecerão uma visão mais ampla das cadeias de suprimentos, permitindo que as empresas as gerenciem com mais eficiência.

E, mesmo que as oportunidades sejam boas, as empresas precisarão encontrar maneiras de monitorar e mitigar os riscos de um sistema de entrega just-in-time.

“As cadeias de suprimentos estão em constante evolução”, afirma CJ Dietzman, Diretor Administrativo e Líder de Práticas de Segurança em Cyber da Aon. “Conforme os fornecedores e modelos mudam, é fundamental entender as principais dependências da cadeia de suprimentos.”

Dietzman garante que ter políticas, procedimentos e uma governança apropriada ajudará as empresas a capitalizar as oportunidades, ao mesmo tempo em que compreendem e abordam as vulnerabilidades emergentes – seja nos sistemas de TI, pessoas, processos ou controles.

APROVEITANDO AS OPORTUNIDADES QUE SURGEM A PARTIR DAS MUDANÇAS

A transformação digital de hoje é tão significativa quanto a força da Revolução Industrial há mais de 200 anos. As empresas que melhor entenderem como podem aplicar essas tecnologias em seus negócios estarão prontas para prosperar no mundo dos negócios de amanhã.

À medida que a tecnologia continua a elevar o nível de expectativas do consumidor, novas incógnitas surgem. No entanto, os líderes podem ver as mudanças como oportunidades. “Desde a proteção contra riscos emergentes até o planejamento a longo prazo da força de trabalho, a mudança será constante. Encontrar a oportunidade em meio a essa mudança e construir equipes para capitalizá-la – será fundamental para o sucesso a longo prazo”, explica Goltermann.

Digitalização e a oportunidades de negócio

*Este artigo foi adaptado do inglês