Engajamento dos millennials no trabalho

Millennials No Mercado de Trabalho: Como Aumentar o Engajamento Da Nova Geração de Funcionários

Ir para outra seção

Visão Geral

Seja como público-alvo, colaborador ou empresário, o comportamento dos millennials já afeta – e muito – o mundo dos negócios. Dentro das empresas, por exemplo, essa nova geração é pauta de discussão em todos os setores, desde recursos humanos até marketing e propaganda, e influencia cada vez mais as decisões corporativas.

Além disso, segundo uma pesquisa feita pela Bentley University, até 2025, os millennials deverão corresponder a 75% da força mundial de trabalho, tornando extremamente importante que as empresas e, principalmente os responsáveis por recursos humanos, se adaptem e saibam lidar com o impacto gerado por essa população.

Mas, afinal, quem são os millennials?

Também conhecidos como geração Y, os millennials representam uma determinada população nascida entre 1980 e 1995, que presenciou o “boom” da conectividade e da digitalização. Desde a popularização dos computadores, até o surgimento dos primeiros smartphones, os millennials são os primeiros trabalhadores a incorporarem a tecnologia no dia a dia, tanto pessoal quanto profissional.

Até mesmo por terem crescido em um ambiente volátil e com muitas novidades, os millennials possuem expectativas e aspirações muito diferentes das gerações anteriores, o que traz novos desafios para manter o engajamento e a produtividade da empresa em alta.

Raio X dos millennials


Análise

MILLENNIALS NO AMBIENTE DE TRABALHO

Atualmente, o cenário no mercado de trabalho é o seguinte: enquanto muitos “baby boomers” (indivíduos nascidos em meados dos anos 50, após o fim da Segunda Guerra Mundial) estão se aposentando, os jovens da Geração Y dão seus primeiros passos no mundo dos negócios, sob o comando da Geração X. Sendo assim, para os millennials ainda pesam as críticas dos mais experientes, principalmente no que diz respeito à adaptação.

A realidade é que o mercado de trabalho se transforma constantemente com a chegada de novos profissionais e para aproveitar o melhor que as novas gerações podem oferecer, é necessária uma mudança de postura dos empregadores, que devem ser mais abertos a aprender e compartilhar conhecimentos, ao invés de somente ensinar.

Confira quais são as principais características que influenciam no dia a dia de trabalho dos millennials:

  • Flexíveis

Os millennials enxergam muito mais praticidade em adaptar o trabalho às suas vidas do que adaptar suas vidas ao trabalho. Trabalhar e se divertir devem ser uma coisa conjunta para eles, não duas coisas diferentes que acabam levando ao desequilíbrio entre suas vidas pessoais e profissionais.

  • Conectados

A Geração Y trabalha e aprende de maneira muito diferente das anteriores. De forma instintiva, os millennials descobrem como realizar coisas complexas e encontrar informações, contestando o aprendizado até então tradicional.

  • Empoderados

Apesar da pouca experiência, os millennials são muito assertivos em suas tarefas e querem ser reconhecidos. Não importa se elogiados ou criticados, essa geração gosta de receber feedbacks, ser desafiada e de estar à frente das coisas.

  • Comprometidos

Ao contrário do que parece, se engana quem pensa que os millennials não são leais ao trabalho. Pelo contrário, quando se identificam com os valores da empresa e são desafiados, estão dispostos a apresentar resultados além do esperado e levar a empresa a elevados patamares.

  • Imediatistas

Essa geração é movida a desafios e possui um forte senso de urgência, querem tudo ao mesmo tempo e rápido. Isso faz com que eles sejam considerados imediatistas, por isso, não adianta criar um plano de carreira a longo prazo, quando estiverem insatisfeitos, os millennials irão em busca de novos estímulos.

COMO ENGAJAR UM MILLENNIAL?

Por maior que sejam as diferenças em recrutar, reter e motivar os millennials, possuí-los em sua equipe pode gerar uma melhora no desempenho dos negócios, devido à rapidez e praticidade dessa geração.

Para conseguir engajá-los e motivá-los, é necessário primeiro conhecer os valores e entender o propósito desses jovens, que muitas vezes buscam aprendizado e realização pessoal acima do retorno financeiro.

De acordo com o Relatório de Tendências Globais de Engajamento dos Funcionários 2018, feito pela Aon, entre os principais fatores que mais auxiliam promover o engajamento nas empresas estão: Recompensas e Reconhecimento, Liderança Sênior e Oportunidades de Carreira.

Ao contrário do que era mostrado nos relatórios anteriores, hoje o salário não é mais considerado um elemento importante para o engajamento. O reconhecimento pelas contribuições, além de salários e benefícios, foi o principal fator que levou o item “Recompensas e Reconhecimento” à liderança. Isso se deve muito pela influência da Geração Y no mercado de trabalho. Muito além de recompensas financeiras, o que os millennials buscam é um propósito em seu trabalho, com recompensas não-monetárias e reconhecimento constantes por parte dos seus superiores.

“Em todas as nossas pesquisas, estamos observando que a geração Y preza mais pela qualidade de vida, autonomia no trabalho e flexibilidade”, afirma Paulo Jorge, Vice-Presidente de Health Solutions da Aon Brasil.

LIDANDO COM A GERAÇÃO Y DENTRO DO AMBIENTE DE TRABALHO

Para conseguir absorver o máximo dessa nova geração, as organizações têm mais um desafio pela frente: criar estratégias para uma necessária transformação do ambiente corporativo.

Para Paulo, “além das mudanças econômicas, os executivos também têm de lidar com as mudanças de comportamento provocadas pelo advento das redes sociais e pela quantidade de tempo que as pessoas passam conectadas”.

Confira 4 dicas essenciais para se adaptar e satisfazer os millennials em sua empresa:

Flexibilize os turnos de trabalho

O modelo atual de 8 horas diárias de trabalho não faz mais tanto sentido para essa nova geração. Para incentivá-los a dar o seu melhor, as empresas podem flexibilizar os horários de trabalho e até mesmo adotar o modelo home office, nem que seja uma vez por semana, para dar mais liberdade de escolha aos millennials.

Ofereça canal aberto de comunicação

Como característica da Geração Y, os millennials gostam de falar como se sentem, sugerir mudanças e saber o que podem oferecer para melhorar seu trabalho. Por isso, mantenha um canal aberto de comunicação com eles, ofereça feedbacks constantes e compartilhe os objetivos da empresa para que eles se sintam parte do negócio.

Invista em tecnologia

Desde a infância, essa geração lida com as transformações tecnológicas que ocorrem ao redor do mundo. Talvez isso tenha formado duas características importantes presentes nos millennials: a curiosidade e a adaptabilidade. Eles não se assustam com as inovações, pelo contrário, se interessam e até aprendem a lidar com elas em tempo recorde. Por isso, incentive-os com ambientes e sistemas modernos e tecnológicos para alcançar o máximo de seu desempenho.

Fuja dos métodos tradicionais

Os millennials não gostam de lidar com regras duras e inflexíveis. Para eles, o trabalho deve ser, além de tudo, divertido e prazeroso. Por isso, ambientes informais, alegres e desafiadores podem ser  fatores muito importantes na retenção do millennial. Quebre os paradigmas tradicionais, invista mais em dress codes confortáveis e áreas de lazer, e menos em bloqueio de acesso às redes sociais nos computadores.

Hoje em dia, as empresas já têm consciência de como o colaborador é essencial para que os negócios funcionem. Por isso, a longo prazo, devemos esperar uma onda de transformações na rotina das empresas, que terão que cada vez mais se adaptar às novas gerações que chegam ao mercado de trabalho.

 

FONTES

Tendências Globais de Engajamento dos Funcionários 2018

McLagan Perspectives

2018 Deloitte Millennial Survey

O Globo