Igualdade de gênero no trabalho

Igualdade de Gênero: A Estratégia de Negócios que Envolve Mulheres na Sala de Reuniões

Ir para outra seção

Visão Geral

A desigualdade de gênero no local de trabalho não é apenas uma questão social ou legal – é também uma questão de negócios.

Relatórios recentes concluíram que, em 2025, a igualdade de gênero pode adicionar US$12 trilhões à economia mundial. Só nos Estados Unidos, em 2010, 47% da força de trabalho era composta por mulheres. Em todo o mundo, o número é um pouco menor, aproximadamente 40%, segundo o Banco Mundial.

Embora a igualdade de gênero seja essencial em todos os níveis hierárquicos de uma empresa, ela é particularmente importante dentro da Diretoria Executiva, também conhecida como C-Level. Estudos mostraram que empresas com maior diversidade de gêneros nos cargos de liderança tendem a ser mais lucrativas.

: Igualdade de gênero e economia mundialOutras pesquisas mostram entre as empresas listadas no S&P 500, as que apresentam diversidade de gênero dentro do C-Level superam seus rivais em 1,91%. Somente nos Estados Unidos, as oportunidades econômicas perdidas por empresas com diretoria predominantemente masculina totalizam aproximadamente US$ 567 bilhões – cerca de 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

No entanto, as mulheres continuam em desvantagem nos cargos de liderança. E os números sugerem que faz sentido total priorizar a igualdade de gênero no local de trabalho. “A maior diversidade na força de trabalho leva à diversidade de pensamento e evita o pensamento coletivo”, afirma Julie Page, Diretora Executiva da Aon no Reino Unido. “A diversidade impulsiona o desempenho dos negócios em várias métricas”.

Cary Grace, CEO da Área de Aposentadoria & Investimentos da Aon, enfatiza a oportunidade: “as mulheres fazem enormes contribuições todos os dias em nossos negócios, vida cívica e pessoal. Ao longo da última década, tivemos muitos progressos, mas ainda há muito a ser feito para que possamos criar um ambiente de trabalho verdadeiramente diversificado e inclusivo, do qual todos poderemos nos beneficiar.”

O que os líderes – homens e mulheres – devem fazer para remover os obstáculos do avanço?


Análise

PROBLEMAS DE IGUALDADE DE GÊNERO PODEM COMEÇAR CEDO

Igualdade de gênero e as oportunidades no mercado de trabalhoDentro do local de trabalho, há uma grande diferença na forma como os homens e as mulheres veem suas carreiras progredindo. Entre os funcionários com 25 anos ou menos, um estudo recente da Aon mostrou uma vantagem de dois dígitos entre os homens em relação às mulheres, quando perguntados se tinham uma impressão favorável sobre suas oportunidades de carreira.

Além de não ver oportunidades de carreira de forma tão otimista quanto seus colegas, o estudo mostrou que as mulheres nessa faixa etária eram menos engajadas em seu trabalho (53% das mulheres, em comparação com 58% dos homens).

Além disso, durante os dois primeiros anos de trabalho, as percepções das mulheres sobre ter influência, autonomia e senso de realização reduziram a uma taxa duas vezes maior que a dos homens.

Tempo de permanência no emprego em relação à igualdade de gêneroÀ medida que as mulheres começam a entrar em cargos de liderança, essa sensação de dúvida sobre suas perspectivas persiste. Os resultados da pesquisa mostram que as executivas (geralmente do C-Level) estão menos propensas que os homens a pensar que as oportunidades de carreira vão para as pessoas mais qualificadas (11% a menos que os líderes executivos homens).

“A forma como os homens e as mulheres veem oportunidades dentro da empresa é diferente – e isso se torna mais significativo à medida que a mulher sobe de posição em uma organização”, diz Eleni Lobene, PhD em Psicologia Industrial/Organizacional (I/O) e Chefe de Produtos da Aon.

TORNANDO O C-LEVEL ACESSÍVEL PARA MULHERES

Ter mais mulheres em cargos de liderança, especialmente no C-Level, ajudaria as funcionárias a ter percepções mais favoráveis sobre suas oportunidades de carreira, diminuindo a sensação de desigualdade de gênero na empresa. “Isso começa com o compromisso da liderança executiva da empresa”, diz Lori Goltermann, CEO da Área Comercial da Aon nos Estados Unidos. “Líderes seniores podem ajudar reconhecendo a necessidade de mentores e encorajando as funcionárias a aproveitar esse recurso.”

Nível de confiança nas decisões por homens e mulheresCom funcionárias mais jovens ou novas na empresa, Goltermann sugere que as empresas:

  • Incentivem e ofereçam mais oportunidades de crescimento profissional/pessoal para as mulheres, como educação continuada e seminários.
  • Forneçam oportunidades de aconselhamento com gestores – especialmente mulheres.

    UMA VOZ QUE IMPORTA: AUMENTANDO A INFLUÊNCIA DAS MULHERES
    Lobene sugere que as empresas também podem construir uma maior igualdade de gênero tornando o processo de tomada de decisões mais inclusivo. Por exemplo, os líderes empresariais podem:

    • Ajudar as mulheres a se sentirem mais envolvidas ou, pelo menos, informadas, garantindo um processo claro de tomada de decisão.
    • Reunir-se regularmente com suas equipes para discutir novas ideias e incentivá-las a compartilhar suas opiniões e perspectivas.
    • Promover uma cultura que incentive novas ideias e tomada de riscos apropriados.
    • Realizar grupos de discussão e fóruns, nos quais os funcionários possam compartilhar seus pensamentos, medos e sugestões – especialmente quando a mudança é iminente.
    • Envolver ativamente homens e mulheres nas discussões de trabalho e sobre como e onde podem ser feitas melhorias.

    Senso de influência nas decisões por homens e mulheresCRIANDO FLEXIBILIDADE PARA TODA A FORÇA DE TRABALHO

    O desejo de flexibilidade não está estritamente ligado ao gênero. À medida que mais gerações integram a força de trabalho atual, as organizações devem considerar a melhor forma de implementar horários flexíveis para toda a equipe, o que pode ajudar muito a não isolar um determinado grupo.

    “Além dos millennials, grande parte das mulheres valoriza muito a flexibilidade no trabalho devido a seus compromissos fora e o desejo de ter uma vida mais holística”, diz Joann Hall Swenson, Sócia de Consultoria Estratégica da Aon. “Por exemplo, ter flexibilidade para definir as horas de trabalho, de forma favorável com seus compromissos e com a vida pessoal, pode ser um grande passo para atrair, reter e engajar talentos”.

    Seja implementando horários flexíveis ou programas formais de aconselhamento, resolver o problema da desigualdade de gênero no local de trabalho começa pela liderança da empresa. Esta questão torna-se cada vez mais importante quando a sustentabilidade do negócio é levada em conta. A igualdade entre os gêneros pode ajudar a “preparar o negócio para o futuro, garantindo que as organizações estejam construindo um modelo de negócios com um pensamento criativo e inovador que desafie o cenário atual”, acrescenta Page.

    “Existe, claramente, a questão ética de igualdade nas equipes, que não é debatida”, afirma Lobene. “O que realmente leva essa questão adiante, no entanto, é a estratégia do negócio – ‘a diversidade de gênero faz sentido para os negócios?’ E a resposta é sim. Existem importantes dados que mostram o impacto positivo que a igualdade de gênero pode trazer para o resultado final”.

    *Este artigo foi traduzido do inglês