Saúde e bem-estar dos funcionários

Por Que Cuidar Da Saúde Dos Colaboradores é tão Importante Para o Seu Negócio?

Ir para outra seção

Visão Geral

A saúde dos funcionários é considerada um fator determinante para melhorar a competitividade da empresa no mercado e promover o engajamento no local de trabalho. O conceito é bem claro: quanto mais saudável e confortável seu colaborador estiver, mais produtivo ele será em suas tarefas, ajudando no desenvolvimento dos negócios.

Quando uma empresa reconhece a importância dos funcionários e oferece a eles suporte médico para enfrentar problemas de saúde, ela faz com que a performance deles seja cada vez melhor, tanto em resultados qualitativos, como a melhora da comunicação e o aumento da confiança, quanto em resultados quantitativos, potencializando o número de vendas e reduzindo os riscos de absenteísmo.

Além disso, os benefícios que visam o bem-estar dos colaboradores, como planos de saúde empresariais e planos de previdência, servem como forma de atração e retenção de talentos, visto que é uma das formas mais eficazes de valorizar e prestigiar os funcionários. “As companhias têm procurado ir além dos benefícios tradicionais em busca de maior satisfação das equipes. Isso gera menos rotatividade e, portanto, menos custo com recrutamento, seleção, treinamento e desligamento”, explica Rafaella Matioli, Diretora de Consultoria de Saúde e Benefícios da Aon Brasil.

Pensando nisso, cerca de 99,8% das empresas oferecem assistência médica para os funcionários e 56% oferecem previdência complementar, segundo a Pesquisa de Benefícios realizada pela Aon.


Análise

Custos com a Saúde dos Funcionários

Como visto, o benefício de assistência médica é um dos principais itens para a atração e retenção de talentos, sendo considerado o 3º item de maior desejo para os funcionários e o 2º maior gasto para as empresas.

No entanto, de acordo com a Pesquisa de Benefícios da Aon, os gastos com planos de saúde representam de 5% a 10% da folha de pagamentos de um pouco mais de um terço (36%) das empresas pesquisadas, o que o torna pouco sustentável.

“O custo médico cresce com o passar dos anos, e os executivos se sentem pressionados a adotar medidas que amenizem a situação”, afirma a Diretora de Consultoria de Saúde e Benefícios da Aon Brasil.

Embora o cenário seja negativo, as principais maneiras de ajudar a combater os crescentes aumentos nos custos são a prevenção e a disseminação de hábitos mais saudáveis, como alimentação balanceada, exercícios físicos e quantidade de sono.

De acordo com Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad), realizada no ano passado, menos de 40% da população afirmou fazer alguma atividade física, o que é um fator muito preocupante.

Por isso, a gestão adequada das empresas, proporcionando ações de curto e longo prazo relacionadas à qualidade de vida dos funcionários são fundamentais para reverter esse cenário, principalmente no que diz respeito aos gastos com esse setor.

Iniciativas para Promover a Saúde dos Funcionários

Nos últimos anos, líderes de grandes empresas têm percebido a necessidade de enxergar o bem-estar dos funcionários de forma holística, envolvendo tanto a saúde física e mental quanto a estimulação e confiança no trabalho. Por isso, mais e mais companhias estão priorizando programas internos de bem-estar e saúde, buscando auxiliar o funcionário e, assim, diminuir os gastos com os planos de saúde.

Para Matioli, um bom começo é educar e promover a conscientização dos funcionários sobre a importância de hábitos saudáveis. “É importante mostrar para o beneficiário como os seus hábitos podem impactar diretamente no plano de saúde, pois um fator importante que eleva a inflação médica é o desperdício”, comenta.

A pesquisa Tendências Globais dos Custos de Saúde 2018 mostra que os principais métodos utilizados para a redução de custos com planos e promoção da saúde entre os funcionários por empresas latino-americanas são, respectivamente: as iniciativas de bem-estar, que englobam palestras, programas educacionais e sessões de aconselhamento; corte de gastos; e restrições relacionadas a acesso e entrega, incluindo o redesenho dos planos de saúde, no qual o funcionário precisa escolher entre ter uma vida mais saudável ou ter mais despesas para cobrir com sua saúde.

Outras formas de promover práticas cotidianas mais saudáveis são a adoção das mesas para trabalhar em pé, reuniões em forma de caminhada e o melhor aproveitamento do espaço, colocando impressoras e outros importantes materiais distantes das mesas dos funcionários, estimulando-os assim a caminhar mais durante o dia, visto que, segundo o estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, sair da cadeira e caminhar um pouco a cada 30 minutos diminui danos do sedentarismo.

Empresas como Apple, Google e Microsoft já implementaram programas inovadores para melhorar o bem-estar e o desenvolvimento dos funcionários. Confira as ações de cada uma:

  • Apple Oferece um centro de saúde e bem-estar independente, chamado AC Wellness, que conta com uma equipe de médicos, fisioterapeutas e nutricionistas, para prover saúde de qualidade para os funcionários da sede da empresa, localizada na Califórnia.
  • Google Semelhante à Apple, possui um renomado campus focado em saúde e bem-estar dos funcionários, que fica localizado na sede da Califórnia. Além de incluir academias, aulas de ginástica e massagens no local, a empresa também oferece troca de conhecimento entre as equipes pelo programa Googler-to-Googler.
  • Microsoft Oferece o “Microsoft Living Wellness Health Center” em sua sede, onde os funcionários têm acesso a exames de saúde gratuitos e vacinas contra a gripe, além de orientações sobre dietas e treinamentos para o bem-estar. A cada seis meses, a empresa também realiza uma semana do bem-estar, que busca conscientizar os funcionários sobre possíveis problemas de saúde.

Sendo assim, promover o bem-estar dos funcionários não é só questão de manter os custos com planos médicos baixo, mas também gerar valor, produtividade e reconhecimento da força de trabalho atual.


Fontes

Tendências Globais dos Custos de Saúde 2018

Pesquisa de Benefícios Aon 2016-2017

TecMundo

Aon Brasil