Os Laços Globais que Influenciam a Volatilidade do Valor das Moedas

Ir para outra seção

Visão Geral

Os mercados mundiais de câmbio vêm passando por alguns momentos turbulentos. Nas últimas semanas, os países de mercados emergentes viram o valor de suas moedas caírem significativamente. Especificamente, países como Argentina, Indonésia e Turquia, que tiveram uma queda drástica na cotação das moedas – sendo a principal razão o declínio da economia dos Estados Unidos e a força do dólar.

Variações cambiais em relação ao dólar

Impulsionado pelos recentes aumentos das taxas de juros, a força do dólar levou à desaceleração das moedas dos mercados emergentes. Pensando no futuro, a incerteza do comércio global poderia levar a novas quedas nos valores das moedas.

Enquanto as moedas dos países emergentes apresentam mais volatilidade do que as dos países desenvolvidos, Tapan Datta, Chefe de Alocação de Ativos da Aon, afirma que elas também trazem oportunidades de investimento. Examinar as fontes históricas das flutuações cambiais dos países e tomar decisões informadas pode ajudar investidores e empresas a pesarem tanto os riscos quanto as recompensas que acompanham os investimentos em mercados emergentes.


Análise

O MSCI Emerging Markets Currency Index – que é baseado em uma série de moedas de mercados emergentes – caiu quase 5% no ano, no início de outubro. À medida que o dólar americano se torna mais atraente, a cotação das moedas dos mercados emergentes é atingida – em grande parte devido ao fato de que qualquer dívida precificada em dólares está se tornando mais cara.

 class=

Outro fator que pode aumentar a pressão sobre o valor das moedas de mercados emergentes é o impacto da incerteza do comércio entre Estados Unidos e China, afirma Datta. Até agora, o Renminbi, a moeda oficial da República Popular da China, enfraqueceu-se ligeiramente. Datta observa que, se as disputas comerciais piorarem, pode haver mais quedas no valor da moeda chinesa.

Aumento das taxas de juros nos EUA

FACILITANDO A PRESSÃO DECRESCENTE

Em uma tentativa de fortalecer suas moedas, as economias dos mercados emergentes já começaram a fazer os ajustes monetários e fiscais necessários.

“Outra coisa a notar é que, embora o dólar seja atualmente muito forte, com o tempo, ele pode se ajustar”, afirma Datta.

Ele completa ainda que entre os fatores mais significativos que provavelmente enfraquecerão o valor do dólar – e aumentarão o valor das moedas em outros lugares – está o grande déficit orçamentário dos Estados Unidos, que continua a ser observado.

ENCONTRANDO OPORTUNIDADE NA VOLATILIDADE DOS MERCADOS DE CÂMBIO

Investidores e empresas que buscam mercados emergentes devem entender que as moedas desses países sofrem maior volatilidade do que as moedas de mercados desenvolvidos, como o Euro ou o Iene.

No entanto, as recompensas podem aparecer para aqueles que se esforçam para entender essa volatilidade, especialmente se estiverem dispostos a fazer investimentos de longo prazo, explica Datta.

Com o tempo, à medida que os mercados continuam a se desenvolver, esses investimentos podem pagar dividendos a longo prazo, apesar das perdas em curto prazo. “Os mercados emergentes oferecem retornos mais altos ao preço de maior volatilidade. Se você gerenciar bem o risco, com o tempo, os investimentos em mercados emergentes podem recompensá-lo bem por esse risco adicional”, conclui Datta.

*Este artigo foi traduzido do inglês.