Oferta de benefícios corporativos nas empresas como atração e retenção de talentos

Benefícios Corporativos como Forma de Atração e Retenção de Talentos

Ir para outra seção

Visão Geral

Há muito tempo os funcionários deixaram de ser somente uma ferramenta de trabalho e passaram a ser o recurso mais importante de uma empresa. Hoje, sabemos que independentemente dos investimentos, estrutura e processos do negócio, o que realmente faz com que uma empresa seja bem-sucedida são as pessoas que a compõem.

Por isso, em um mercado saturado de mão de obra limitada, é importante que a empresa direcione os seus esforços para o investimento e valorização dos profissionais que são capazes de entregar resultados e agregar valor para a empresa, os chamados talentos.

Neste cenário, os benefícios corporativos são utilizados como forma de reconhecimento profissional e elemento motivador para alcançar melhores resultados. De acordo com uma pesquisa feita pela plataforma Love Mondays, o benefício empresarial é o item mais valorizado entre os colaboradores, ficando na frente de fatores como ambiente de trabalho e aprendizado.

“As companhias têm procurado ir além dos benefícios tradicionais em busca de maior satisfação das equipes. Isso gera menor rotatividade e, portanto, menos custo com recrutamento, seleção, treinamento e desligamento”, diz Rafaella Matioli, Diretora de Consultoria de Saúde e Benefícios da Aon Brasil.

No entanto, embora mais barato que os processos de desligamento e recrutamento, os benefícios corporativos possuem um alto custo para as empresas. Segundo a última edição da Pesquisa de Benefícios realizada pela Aon, o valor investido nesses atrativos chega a comprometer até 15% da folha de pagamento de uma empresa.

Portanto, o grande desafio para os negócios está em encontrar um pacote de benefícios atrativo e diferenciado que não prejudique seu fluxo de caixa. Com isso, sua empresa conseguirá engajar e motivar os colaboradores que já fazem parte do time, aumentando a produtividade e a competitividade da empresa no mercado, além melhorar a atração de novos talentos.


Análise

QUAIS AS VANTAGENS DE SE ADOTAR BENEFÍCIOS CORPORATIVOS?

Como vimos, os benefícios empresariais são uma peça fundamental na atração e retenção de talentos para as empresas, principalmente na realidade de mercado em que vivemos hoje, com clientes mais exigentes e produtos com prazo de vida cada vez menores.

A gestão desses benefícios apresenta-se como uma importante forma de sair na frente da competição, já que profissionais motivados contribuem para o alcance das metas, atendendo melhor os clientes, mitigando o número de erros e reduzindo o absenteísmo, que de acordo com uma análise exploratória feita pela Aon em uma empresa-cliente, gera um prejuízo de R$ 67,50 por hora, considerando salários, encargos e produtividade.

Conheça as principais vantagens da oferta de benefícios corporativos:

Produtividade e resultados

Em poucas palavras, talentos são profissionais que agregam valor ao negócio. Logo, quando reconhecidos e motivados, eles contribuem para o aumento da produtividade, trazendo resultados positivos tanto para o orçamento quanto para o relacionamento com os clientes e parceiros da empresa.

Clima organizacional

Quando uma empresa demonstra preocupação com o bem-estar de seus funcionários, ela automaticamente contribui para uma melhora no clima organizacional, fortalecendo o relacionamento com os colaboradores e promovendo mais segurança, satisfação e confiança.

Novos talentos

O salário não é mais o único fator que um profissional se importa quando busca uma nova oportunidade. Além de desafios, hoje eles prezam muito pela qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho. Sendo assim, pacotes de benefícios empresariais que satisfaçam suas necessidades tornam-se importantes instrumentos para atrair bons profissionais.

OFERTA DE BENEFÍCIOS CORPORATIVOS NAS EMPRESAS

Apenas oferecer benefícios corporativos sem avaliar se eles serão realmente valorizados pelos colaboradores é uma aposta bem arriscada, tanto pelos custos envolvidos quanto expectativas geradas pelo processo. De acordo com uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o gasto que um colaborador gera com benefícios, encargos e obrigações é maior que o salário recebido por ele, que corresponde, em média, a 32% do custo desse funcionário.

Além disso, como em uma mesma companhia conseguimos encontrar diversos perfis de profissionais, com interesses e valores diferentes, é necessário avaliar se as reais necessidades e expectativas deles estão de acordo com o benefício a ser oferecido. Por exemplo, a forma como um pai de família enxerga o auxílio-creche é obviamente diferente da forma como um estagiário sem filhos enxerga esse mesmo benefício corporativo.

Confira quais são os três benefícios empresariais mais recorrentes nas empresas, de acordo com a mais recente Pesquisa de Benefícios feita pela Aon:

Principais benefícios corporativos oferecidos nas empresas Assistência Médica

A assistência médica é o benefício corporativo mais oferecido aos colaboradores. Além de servir como forma de reconhecimento profissional, os planos de saúde trazem mais segurança e tranquilidade para os colaboradores, fazendo com que eles sejam mais produtivos e valorizados. No entanto, devido à alta demanda, os custos com esse benefício são os mais caros também, representando entre 5% e 20% das folhas de pagamento da grande maioria das empresas entrevistadas.

Seguro de Vida

Segundo benefício mais oferecido pelas empresas, o seguro de vida é responsável por oferecer uma garantia financeira aos colaboradores e suas famílias, em casos de acidentes, invalidez ou morte. Assim como qualquer outro benefício corporativo, a oferta de seguro de vida traz mais credibilidade para empresa, já que demonstra a preocupação com o bem-estar dos colaboradores.

Assistência Odontológica

A assistência odontológica é o terceiro beneficio mais oferecido pelas empresas entrevistadas na pesquisa. Além de contar com um baixo custo-benefício para os empregadores, os planos odontológicos aumentam a vantagem competitiva e a produtividade da empresa, já que impactam diretamente na satisfação dos funcionários.

GESTÃO DE BENEFÍCIOS PARA PEQUENAS EMPRESAS

Uma boa política de benefícios corporativos não deve ficar restrita apenas a grandes empresas. Hoje, o pequeno empresário sabe que, por menor que seja sua empresa, quanto mais benefícios empresariais ele oferecer aos funcionários, maiores as chances de atrair e reter talentos. Afinal, cuidar da saúde e do bem-estar do colaborador é uma ferramenta essencial para a sobrevivência no mercado.

Apesar de não contarem com equipes de recursos humanos ou grandes orçamentos, as pequenas empresas têm a vantagem da proximidade e comunicação facilitada com os funcionários. Em outras palavras, é mais fácil entender a real necessidade dos colaboradores e garantir que as promessas e políticas estejam sendo executadas.

Para auxiliar na gestão, as empresas podem ainda procurar ajuda dos sistemas integrados de gestão de benefícios, que aliam velocidade e segurança e veracidade à tecnologia Big Data, que compila e analisa os dados.


Fontes

Portal Administradores

EXAME

Pesquisa de Benefícios Aon

Blog Gympass